Ferimentos
O ferimento pode ocorrer em qualquer situação onde a vítima sofra agressões ou acidentes das mais diversas formas e locais, ou seja, é uma agressão à integridade tecidual, produzindo solução de continuidade entre o meio externo e o interno.
É importante que estes ferimentos sejam classificados do melhor modo possível, quanto ao seu tipo, extensão e complicações. O ferimento é sempre produzido por um agente lesivo que armazena micróbios próprios e desta forma, contamina a ferida, como também leva os micróbios que vivem na pele para o interior da ferida. Esta contaminação, se não for adequadamente tratada, pode levar a uma infecção localizada na ferida.
Classificação das Feridas
As feridas podem ser classificadas de várias maneiras: pelo tipo do agente causal, de acordo com o grau de contaminação, pelo tempo de traumatismo, pela profundidade das lesões, sendo que as duas primeiras são as mais utilizadas.
Etiologia (causa), sinais e sintomas e seus primeiros socorros:
Ferimentos Fechados: Causados por impacto ou compressão, são chamados de contusões, pode haver ou não lesão de órgãos internos.
Sinais e sintomas: O local pode adquirir uma coloração preta ou azulada (equimose) ou uma tumoração visível sob a pele (hematoma).
Procedimentos de primeiros socorros: Lesões superficiais não ameaçam a vida, porém podem alertar o socorrista para a possibilidade de lesões de órgãos internos.
Ferimentos Leves ou Superficiais (Escoriações): a lesão surge tangencialmente à superfície cutânea, com arrancamento da pele.
Sinais e sintomas: Apresentam sangramento discreto, mas costumam ser extremamente dolorosos. Não representam risco ao paciente quando isolados. Não aplique soluções na ferida, somente soro fisiológico.
Procedimentos de primeiros socorros: Lavar o ferimento com soro fisiológico, através de jatos com pressão (irrigação). Caso o ferimento esteja sujo, limpá-lo com sabão, proteja o ferimento com gaze esterilizada ou pano limpo, fixando sem apertar, a