renascimento e idade media
Slide 1: Apresentação do grupo
Slide 2: Apresentação do tema
Slide 3: O período da Idade Média é marcado pelo fim do Império Romano, em que houve uma separação entre Império Romano do Ocidente e do Oriente, por causa de guerras e crises econômicas e políticas houve a queda do Império do Ocidente, o Império do Oriente passou a se chamar Império Bizantino.
Slide 4: Período marcado pela falta de planejamento urbano onde as cidades nasciam ou cresciam em fortificações. Os edifícios eram implantados sem obedecer a muitas regras, dava-se mais atenção a pequenos detalhes, onde os edifícios principais, geralmente religiosos, tendiam a ser altos. As ruas eram estreitas e não havia nenhum planejamento para esgoto.
Slide 5: Em Arles, o anfiteatro serviu de fortaleza e dentro cresceu uma pequena cidade medieval protegida contra invasões bárbaras.
Slide 6: Com a redução da população das cidades do império, a defesa se tornou mais fraca contra as invasões bárbaras. Suas atividades se tornaram cada vez mais restritas. A população restante fugia para as colinas e se refugiavam em mosteiros e castelos, construíam suas casas nesses locais, que com o tempo se transformaram em pequenas cidades, que cresciam lentamente a partir de uma aldeia ou sob proteção de um mosteiro ou castelo, conformavam-se segundo o próprio terreno. Tais cidades eram geralmente localizadas em lugares rochosos, como vantagem para defesa.
Exemplo é Spalato, a cidade inserida no palácio de Diocleciano. Hoje a cidade é conhecida como Split na Croácia.
Slide 7: A arquitetura se apresenta na idade média nos seguintes segmentos:
● Arquitetura bizantina
● Arquitetura Mourisca
● Arquitetura Românica
● Arquitetura Gótica
Slide 8: A arquitetura bizantina é aquela desenvolvida pelo Império Bizantino durante a Idade Média. Há destaque no desenvolvimento da engenharia e de técnicas construtivas arrojadas, tendo sido responsável pela difusão de novas formas e tipologias de cúpulas.