RENASCIMENTO CULTURAL E URBANO NA MODERNIDADE
Neste trabalho será analisada a forma como foi desenvolvido o tema “Renascimento cultural e urbano na modernidade” em um livro didático. Para isso observarei pontos específicos tanto na composição textual do capítulo, como apresentação visual. Ainda verificarei quais são as atividades propostas para a interação dos alunos com o conteúdo explorado.
Essas considerações são de extrema importância, pois o professor deverá realizá-la em cada capitulo abordado em sala, para assim poder compor sua aula, utilizando sempre o livro didático para o direcionamento das atividades e complementando com outras propostas relacionadas com o tema estudado.
Representações sobre o tempo na Idade Média
No livro HISTÓRIA GLOBAL - Brasil e Geral de Gilberto Cotrim estudaremos o Capítulo 16 que tem como título Renascimento Cultural e é apresentado a partir da página 164.
Para compor o conteúdo explorado, o autor utiliza várias referências bibliográficas, que são apresentados ao longo do texto como notas de rodapé. Entre eles estão Nicolau Sevcenko, Pico Della Mirandola, Eugenio Garin e outros.
O livro apresenta em todos os capítulos, antes de desenvolver o conteúdo didático, uma imagem relacionada com o que será estudado e questionamentos que fomentam a discussão e a inserção do tema.
Ao longo do capítulo estudado nesse trabalho, observamos imagens de quadros, esculturas e obras literárias. São obras conhecidas do período renascentista e servem para ilustrar a arte e a cultura produzidas neste período, alguns ilustram a sociedade e as atividades desenvolvidas. Essas produções servem para contextualizar e dar visibilidade, facilitando a compreensão por parte dos alunos.
As atividades sugeridas pelo autor fomentam a reflexão, a necessidade de leitura, discussão e compressão do que foi este período e o que reflete na