RENASCIMENTO CULTURAL E URBANO NA MODERNIDADE
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo descrever itens imoportantes na composição do capitulo referente ao Renascimento Cultural e Urbano na Modernidade a partir de um livro didático do ensino médio.
No corpo do trabalho serão abordados aspectos importantes na construção do capítulo e serão feitas observações importantes a cerca de falhas detectadas e ressaltados os pontos positivos fazendo uma relação com o trabalho didático por parte do professor e propostas na melhoria do trabalho.
Dessa forma, irá se mostrar que a utilização do livro não deve ser o único meio utilizado pelo professor no andamento de suas aulas e que fazer com que os alunos reflitam a respeito dos conteúdo é uma das melhores ferramentas para aquisição e fização do conhecimento.
DESENVOLVIMENTO:
Em algumas ações de sentido contrário, muitas vezes caracteriza-se o livro didático como o principal e quase único agente no processo de educação da grande maioria dos alunos nas escolas. A sua influência se estende não somente sobre o aluno-leitor, que permanecerá em contato com ele durante um exteno período de formação, como também sobre o professor, que, e, muitos casos, além de servir do livro didático como única fonte de conhecimento, sofre todo um condicionamento metodológico durante toda sua experiência profissional.
Com isso, para, ambos, professor e aluno, ele é veículo quase único de todo o conteúdo didático, e para esse último ele é a fonte de contato exclusiva com qualquer concepção metodológica a ser aplicada no ambiente de sala de aula. Analisar o livro didático é uma importante ferramenta para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
O livro didático escolhido para este trabalho foi um volume único do ensino médio e nele os autores utilizaram a obra O Renascimento de R. M. Letts como referencial teórico para a fluencia dos textos descritivos que abordam os subtemas da temática.
Foi utilizado, também, um trecho da obra O