renascimento comercial
O renascimento comercial na Europa se deu na Baixa Idade Media. A baixa idade media foi um período em que as principais características da idade média estavam em transição, principalmente o feudalismo. Ou seja, é uma época de crise do sistema feudal, mudanças econômicas, religiosas, culturais e politicas.
Junto com o renascimento comercial surgiu o renascimento urbano. Ele foi causado pelos burgueses, eles faziam parte da nova camada social que era a burguesia. Eram dedicados, basicamente, ao comercio. Em busca de moradia eles construíram locais protegidos por muros, chamados de burgos, e assim eles deram origem a novas cidades.
Com o passar do tempo as pessoas começaram a deixar o campo e ir atrás de uma vida melhor nas cidades fazendo com que diminuísse o trabalho no campo e assim diminuindo o sistema feudal. Com o renascimento comercial a terra deixou de ser a única fonte de riqueza. E com o desenvolvimento do comercio surgiram profissionais especializados. Os mestres, que sabiam fazer os produtos necessários à vida comunitária. Logo após os jornaleiros, trabalhadores que recebiam pelos serviços realizados, os aprendizes que ingressavam no comercio para aprender técnicas e se tornarem profissionais especializados. Também surgiram os cambistas, que eram as pessoas que trocavam moedas e os banqueiros, que guardavam dinheiro e faziam empréstimos para as pessoas.
Naquela época, quando os cavaleiros retornavam das cruzadas eles traziam joias, temperos, tecidos etc. para serem comercializados no caminho, os produtos trazidos das cruzadas atraiam a população europeia, pois eles não conheciam essas especiarias, com isso, eles ligaram o ocidente ao oriente. A partir disso surgiram as rotas comerciais e as feiras medievais, outro fator que favoreceu o renascimento comercial foi a saída dos mulçumanos do mar mediterrâneo.
Outros fatores que contribuíram para o renascimento comercial foram o fim de terras férteis, com isso os camponeses foram