renascimento comercial
A partir do século 10, as coisas começaram a mudar; diversos fatores encaminharam a transição do feudalismo para o capitalismo, e a essas transformações damos o nome de Renascimento Comercial.
CRESCIMENTO POPULACIONAL
Em meados do século 10, a Europa vivia uma época de relativa paz, posto que não estavam acontecendo grandes guerras. Essa queda no número de conflitos gerou um grande aumento populacional e, com esse excedente, surgiu a necessidade de mais espaço e, consequentemente, ocorreu a expansão para fora dos feudos.
Os comerciantes e artesãos que, anteriormente, devido à sua prática profissional, eram itinerantes, passaram a se fixar no entorno dos feudos, constituindo os burgos. Estes espaços eram propícios à realização de feiras e comercialização de produtos.
Dessa forma, aqueles que moravam nessa localidade ficaram conhecidos como burgueses, os quais, ao longo do tempo, passaram a representar a classe dos comerciantes, negociantes e homens ricos. Estes tiveram papel importantíssimo para o surgimento do capitalismo.
YRES Com o aumento demográfico, a população dos burgos também cresceu. Isso se deu porque os servos, ao causarem qualquer problema eram expulsos de suas terras, pois havia centenas de outros que poderiam os substituir. Estes que eram afastados iam para os burgos. Assim, essas pequenas localidades cresceram, tornando-se importantes concentrações de trabalhadores livres e comerciantes, onde eram organizadas feiras permanentes. Isso deu origem a inúmeras cidades. Com o tempo, estas