Remuneração variável como atrativo para a melhora de resultados
2 DIFERENÇA ENTRE SALÁRIO E REMUNERAÇÃO
De acordo com Zanotto (2008), ao realizarem sua atividade laboral, as pessoas, esperam receber, ao final do período, a contraprestação pelo serviço prestado, recebendo uma renda (salário/remuneração). Desta forma, se torna fundamental a explicação da diferença existente entre Remuneração e Salário para poder entender o que o trabalhador está de fato recebendo.
[...] remuneração é todo provento legal e habitualmente auferido pelo empregado em virtude do contrato de trabalho, se pago pelo empregador, seja pago por terceiro. Pode-se dizer que remuneração é composta pelo salário direto, o salário indireto e a remuneração variável onde melhor se situa a participação nos lucros ou resultados. Salário é a contraprestação direta devida pelo empregador ao empregado em virtude do serviço prestado em face do contrato de trabalho podendo ser ele fixo ou variável. (DINIZ, 2004, p. 1)
Portanto, remuneração é o conjunto de prestações recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família. Segundo Martins (2003, p. 214):
Caracteriza-se remuneração como uma prestação obrigacional de dar. Não se trata de obrigação de fazer, mas de dar, em retribuição pelos serviços prestados pelo empregado ao empregador, revelando a existência do sinalagma que é encontrado no contrato de trabalho. Essa remuneração tanto pode ser em dinheiro como em utilidades, de maneira que o empregado não necessite comprá-las, fornecendo o empregador tais coisas.
O objetivo da remuneração é que ela possa satisfazer as necessidades básicas do