Remodelação de prédio
Enrico Nogueira da Costa
Para compreender uma mudança organizacional faz-se necessário num primeiro momento desenvolver um cenário propício a esta, onde dados e informações geradas através de agentes como tecnologia, seres humanos e modelo de gestão são transformados em conhecimentos que geram ações. Tais conhecimentos são formadores de habilidades como comunicação, negociação e criatividade entre outros, e as mesmas são fatores fundamentais o desenvolvimento de competência no gerenciamento da mudança.
Cabe lembrar que uma mudança ocorre somente caso acreditemos nesta, sendo assim a mudança, seja organizacional ou pessoal, começa através de nós mesmos. Alguns fatores devem ainda ser levados em consideração para a implementação desta. Habilidade, flexibilidade e consistência são fundamentais para a organização da mudança, sendo assim não podemos deixar estes itens de lado, já que, para que uma mudança seja implementada com sucesso é necessário planejá-la para que encontremos uma resistência menor a esta.
Toda e qualquer organização possui um modelo de gestão próprio, porém, há de se concordar que este modelo de forma mais abrangente muito se deve ao histórico da mesma, seus feitos, conquistas, erros, entre outros, passando pelo momento atual (“missão”) e no desenvolvimento de estratégias para se chegar a um momento futuro (“visão”), que nada mais é do que aquilo que a empresa deseja. Como na teoria geral de sistemas possuímos uma entrada, neste caso chamada de base organizacional que é composta pela estrutura organizacional, planejamento estratégico, políticas, metas, plano de negócios, entre outros, que passa por uma série de processos até chegar a saída que são os membros da organização, nesta fase estas pessoas vão conquistando competência através do conhecimento e gerando informações transformadas em comunicação que desenvolvem a base organizacional da empresa.
É necessário ainda lembrar que este modelo de gestão