Atps Etapa 3 - Contabilidade Gerencial
O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a importância que a Contabilidade de Custos exerce na formação do preço de venda e a inflação existente dentro das empresas, destacando a importância do conhecimento dos elementos de formação do preço de venda dos produtos e serviços, pois estes constituem uma vantagem competitiva relevante para as organizações mediante os seus concorrentes, lembrando que estamos vivenciando o ápice da globalização onde o preço de venda é um fator primordial para tornar a organização mais atraente perante as demais.
CUSTOS
É todo dispêndio que a entidade tem que arcar para atingir seus objetivos, seja estes a comercialização de mercadorias, fabricação de um produto ou prestação de determinado serviço. Os custos não devem ser confundidos com despesas, uma vez que estes estão relacionados diretamente com a atividade principal da entidade, já a despesa decorre de atividades secundárias, como veremos adiante.
Os custos podem ser divididos em relação à identificação no produto, ou seja, diretos e indiretos ou de acordo com o volume produzido, fixos ou variáveis. Segue abaixo a definição de cada um desses conceitos:
Custos Diretos: são aqueles facilmente identificados e apropriados direta e objetivamente aos produtos ou serviços.
Exemplo: matéria prima usado na fabricação do produto
Custos Indiretos: não podem ser identificados com facilidade e necessitam de critérios de rateio para serem apropriados ao custo do produto vendido (CPV), custo da mercadoria vendida (CMV) ou custo do serviço prestado (CSP).
Exemplo: mão de obra indireta como é o caso de supervisores
Custos fixos: estes custos não variam de acordo com a produção de determinado período, ou seja, permanecem inalterados mesmo que não haja produção no período. Devemos nos atentar que os custos fixos podem ser alterados em algum momento, pois sua variação depende do volume de produção.
Exemplo: aluguel da fábrica