A reforma do ensino no Districto Federal: discursos e entrevistas
Disciplina: Intelectuais e Instituições da Educação Brasileira
Nome: Tiago Donizette da Cunha
Análise: AZEVEDO, Fernando de. A reforma do ensino no Districto Federal: discursos e entrevistas. São Paulo: Melhoramentos, 1929.
O texto trata-se de uma coletânea de discursos e entrevistas de Fernando de Azevedo, proferidos ao longo de 1927 enquanto diretor de Instrução Pública do Distrito Federal, ao avaliar a situação da educação no Distrito Federal e também no próprio país.
O discurso pronunciado no dia 17 de janeiro de 1927, ao tomar posse do cargo de Diretor Geral, demonstra os objetivo de Azevedo em realizar uma reforma de ensino em grande escala na cidade, contudo sem desmerecer a direção anterior, dando um tom de continuidade na orientação técnica e administrativa. A primeira impressão do autor é a necessidade de um maior apoio ao professorado que, mesmo diante das condições precárias, ainda realizava um trabalho em sua opinião digno, mas que poderia ser ainda mais significativo na medida em que ocorresse um suporte por parte da coordenação. Para tanto, seria necessário a realização de um censo capaz de apresentar um panorama mais detalhado da situação educacional, em especial o número de crianças em idade escolar e o número de escolas existentes.
Outros aspectos a serem considerados seriam uma reorganização da Diretoria de Instrução Pública, como o restabelecimento de seu almoxarifado privativo, a reforma do ensino normal, o melhor aproveitamento dos cento e oitenta professores da Escola Normal, a construção de prédios escolares, a organização do ensino primário, gratuito e obrigatório (urbana, rural e marítima), a eliminação de instituições consideradas não funcionais, a remodelação do serviço de inspeção e a reforma do ensino técnico e profissional.
Além das administrativas e pedagógicas, Azevedo também manteve em seu discurso significativa importância para a higiene e a educação física,