relógio e horas
O trabalho com o relógio e a leitura das horas faz parte do currículo básico das turmas de segundo ao quinto ano.
Conteúdo interessante, que deve ser explorado pela professora não só na teoria como também na prática, pois aprender a ver as horas é uma conquista muito comemorada pela criança, que se encanta com o relógio e acima de tudo, alcança uma autonomia maior em relação ao seu tempo.
Propor para a turma que sejam feitas pesquisas sobre diferentes formas de se contar o tempo será uma oportunidade para ampliar os conhecimentos dos mesmos, além de trocar informações acerca das pesquisas feitas.
As pesquisas deverão ser utlizadas para a montagem de cartazes, que ficarão afixados na sala de aula, no pátio da escola, a fim de compartilhar as aprendizagens envolvidas com toda a comunidade escolar.
A variedade das descobertas é tão grande que dentre os tipos de relógio podem ser destacados: relógio de pêndulo, relógio Cuco, relógio de torre, relógio com números romanos, relógio d’água, relógio solar, ampulheta, relógio de bolso, relógio de parede, relógio de pulso, relógio analógico, relógio digital, relógio despertador, relógio de rua, dentre outros.
Os astros Sol e Lua devem ser apresentados como um dos primeiros medidores do tempo, quando possibilitam a chegada do amanhecer e do anoitecer.
A avaliação ocorrerá de acordo com o desempenho de cada aluno.
Registrar as observações sobre a participação dos alunos. Anote também quais foram as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir.
Atualmente, um dos maiores desafios é despertar o interesse dos alunos pelas aulas, sendo necessário a busca de recursos que estimulem/ instiguem sua participação.
A avaliação ocorrerá de acordo com o desempenho de cada aluno