Relátório Física Mecanica movimento em um plano inclinado
UNISINOS
Ciências Exatas e Tecnológicas
FÍSICA – MECÂNICA A
EXPERIENCIA 01
MOVIMENTO EM UM PLANO INCLINADO
Aluno(s): Diego Rosso Endel Ferraz Ismael Drummonn Juliano Nunes Máximo Kauan Vinícius da Silva
Professor (a): Luis A. L. da Silva
MOVIMENTO EM UM PLANO INCLINADO
Introdução: Nesta experiência 01 nos foi proposto fazer uma analise de movimento de um corpo cilíndrico em uma rampa levando em consideração a inclinação e desprezado atrito na rampa.
Objetivos: O objetivo foi estudar o movimento de um corpo em condições que se aproximem de um sistema sem atrito. Analisando a variação da velocidade e deslocamento de uma peça cilíndrica em uma rampa com certa inclinação. Fazer a análise dos dados obtidos bem como relacionar estes dados de forma gráfica; Ver imagem abaixo:
Materiais Utilizados:
1. Cronometro
2. Rampa inclinada
3. Peça cilíndrica
Procedimentos experimentais: Primeiramente elevamos um lado da rampa a uma altura não determinada para criar uma inclinação. Havia na rampa a marcação das distâncias onde deveriam ser feitas as leituras de tempo. Ver imagem abaixo:
Em seguida a peça cilíndrica era posicionada na parte superior da rampa (posição inicial) e solta, o cronometro era acionado e parado assim que a peça atingisse o ponto desejado (posição final). Esse procedimento foi realizado três vezes para cada distância de deslocamento. A partir dessas três leituras calculamos o tempo médio de deslocamento para cada distância requerida, e montamos a tabela abaixo:
X (m)
T (s)
1º
2º
3º
Media
0,1
0,2
0,3
0,4
0,5
A partir dos dados da tabela realizamos o ajuste dos pontos de uma parábola através do método de regressão quadrática (ver memória de cálculos). E através destes dados foi feito um