fisica
2-INTRODUÇÃO
A mecânica newtoniana é o principal fundamento da física clássica, e é assim chamada em homenagem a Sir Isaac Newton, que a desenvolveu no século XVII, complementando o trabalho de Galileu para dar início à física. Então a mecânica de Newton é um sistema lógico e fechado que explica os movimentos dos corpos celestes e dos coros próximos à superfície terrestre. È um sistema fechado, exceto no que diz respeito às causas da gravidade. Para Newton, as causas da gravidade não precisavam ser explicadas, mas os seus efeitos deveriam ser compreendidos pra se formular uma teoria mecânica do Universo. Tais efeitos, ele compreendeu e demonstrou muito bem. A lei da atração gravitacional e as três leis do movimento formam a base da mecânica clássica.
1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia
Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que ele seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele. Então, conclui-se que um corpo só altera seu estado de inércia, se alguém, ou alguma coisa aplicar nele uma força resultante diferente se zero.
Exemplos da 1ª Lei de Newton:
- Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado" para o lado contrário à curva. Isso porque