FISICA CONDI O DE EQUILIBRIO DE UM MOVEL SOBRE UMA RAMPA
FACULDADE DE ENGENHARIA RESENDE
RELATÓRIO DE FÍSICA
CONDIÇÕES DE EQUILIBRIO DE UM MÓVEL SOBRE UMA RAMPA – FUNÇÃO DO PLANO INCLINADO COMO MÁQUINA SIMPLES
RESENDE/RJ
2014
1 Sumário
2 INTRODUÇÃO 2
3 OBJETIVO 3
4 MATERIAL UTILIZADO 3
5 DESENVOLVIMENTO 4
5.1 Andamento das Atividades 4
6 CONCLUSÃO 6
7 REFERÊNCIA 7
2 INTRODUÇÃO
Nesta experiência vamos estudar o plano inclinado, que é uma superfície plana e inclinada que forma um ângulo menor que 90º com a superfície horizontal.
Toda máquina simples é um dispositivo, tecnicamente uma única peça, capaz de alterar uma força (seja em intensidade e/ou direção e/ou sentido) com o intuito de ajudar o homem a cumprir uma determinada tarefa com um mínimo de esforço muscular. De modo geral, o objetivo da máquina é multiplicar a intensidade de uma força.
Supondo que o atrito seja desprezível em nossa experiência de plano inclinado, basta um impulso inicial para tirar o objeto do repouso e depois basta uma força de módulo igual à projeção da força peso na direção do plano inclinado. Dessa forma, o objeto será levado plano acima com velocidade constante.
Possivelmente o plano inclinado é a maquina simples mais antiga do mundo. As civilizações primitivas já utilizavam superfícies inclinadas para subir encostas e transportar cargas em desníveis. Acredita-se que a construção das pirâmides do Egito foi facilitada pelo plano inclinado. O problema do plano inclinado, mais do que um exercício ou questão de vestibular, foi uma importante contribuição à evolução dos conceitos da Física. No estudo da queda livre, desenvolvido por Galileu, o plano inclinado assume papel de relevo. No livro "Diálogo a Respeito de duas Novas Ciências", o italiano apresenta um diálogo, no qual o problema do plano inclinado é proposto e discutido, entre Salviati, defensor de suas idéias; Segredo, um aluno curioso e inteligente e Simplício, que desenvolve as idéias aristotélicas.
Na dinâmica as leis de Newton