IA Equinos
O trabalho procurou apresentar de forma simples e objetiva os princípios e fundamentos da inseminação artificial em equinos , enfatizando sua importância e contribuições. As discussões foram apresentadas com o intuito de possibilitar melhor entendimento do papel fundamental que tal procedimento agrega ao mercado, e conhecimento das técnicas , limitações e curiosidades , demonstrando de maneira geral sua influencia na eqüinocultura. Para isso, foram apresentados conceitos básicos como a higiene , fisiologia animal e tecnologia disponíveis que são conceitos de fundamental importância .
Palavras-chaves : eqüinocultura, inseminação.
ABSTRACT
The study sought to provide a simple and objective principles and foundations of artificial insemination in horses form, emphasizing its importance and contributions. The discussions were presented in order to facilitate better understanding of the key role that this procedure adds to the market, and knowledge of the techniques, limitations and curiosities, demonstrating its influence on general equine breeding. For this, basic concepts such as hygiene, animal physiology and available technology that are crucial concepts were presented.
Key words: equine breeding , insemination
1. INTRODUÇÃO
A inseminação artificial é a biotécnica da reprodução mais importante e mais utilizada para o melhoramento genético das espécies, devido a poucos machos selecionados produzirem espermatozoides para a inseminação de centenas de fêmeas por ano. Em contraste, poucos produtos podem ser obtidos de todas as fêmeas por ano, mesmo com o advento de novas biotécnicas como a transferência de embriões e fertilização in vitro (AX et al., 2000).
A biotecnologia da reprodução se coloca como uma importante ferramenta a serviço da equideocultura mundial, como instrumento direto do melhoramento genético. Dadas as vantagens proporcionadas pela inseminação artificial, esta talvez seja a biotecnologia com maior impacto na produção equina, pois