ARTIGO SISTEMA NERVOSO
São Paulo, v.33, n .l,p .4 7 -5 2 , 1996.
Doença do neurônio m otor dos eqüinos: relato dos prim eiros casos na A m érica do Sul
Equine motor neuron disease: report on the first cases in
South America
CORRESPONDENCE TO:
Márcio Rubens Graf Kuchembuck
Departamento de Clínica
Veterinária
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP
18618-000 - Botucatu - SP - Brasil
Rogério Martins AMORIM; Márcio Rubens Graf KUCHEMBUCK; Roberto Calderon GONÇALVES; Renée LAUFER;
Júlio Lopes SEQUEIRA ; Vitalino Dal P A I; Raimundo Souza LOPES
RESUMO
Foram realizados estudos dos casos de 6 eqüinos de raças e idades diferentes, apresentando um quadro clínico caracterizado principalmente por emagrecimento progressivo, atrofia e fraqueza muscular generalizada, fasciculações e tremores musculares, alternância constante de apoio dos membros posteriores, deslocamento do apoio dos membros anteriores caudalmente e dos membros posteriores cranialmente, decúbito lateral prolongado e morte. A confirmação do diagnóstico ocorreu mediante exames histopatológicos da medula espinhal, observando-se uma degeneração e perda dos neurônios localizados no corno ventral do H medular, sendo a lesão mais grave na região das intumescências cervical e lombar.
As biópsias musculares revelaram alterações neuromusculares caracterizadas por atrofia neurogênica, com plementando o diagnóstico de doença do neurônio motor. A atrofia e fraqueza muscular progressiva, assim como a degeneração dos neurônios motores, são similares àquelas descritas em humanos com esclerose lateral amiotrófica esporádica ou doença de Lou Gehrig’s.
UNITERMOS: Neurônios; Equidae; Atrofia muscular; Desnervação.
IN T R O D U Ç Ã O um m ings et al.1 relataram nos Estados U nidos um a neuronopatia, a qual denom inaram de doença do neurônio m otor dos eqüinos (Equine M otor Neuron
Disease - EM ND). Após um estudo retrospectivo realizado no período de janeiro de