Sustentabilidade: O que temos haver com isso?
Sustentabilidade? Mas você sabe o que esse termo significa? É comum associarmos sustentabilidade às questões ambientais, porém, ela é bem mais abrangente do que isso. Está ligada à nossa sobrevivência e existência, levando em consideração a harmonia entre o Social, Econômico e Ambiental em busca de um Desenvolvimento Sustentável.
Mas podemos falar, que é preciso haver uma sustentabilidade individual antes de levá-la para o coletivo, pois só assim a sustentabilidade será sólida e verdadeira. Em nome do coletivo, tentamos atropelar aqueles que pensam diferente de nós, levando o preconceito e julgamento, sem nem mesmo tentar entender. Em nome do social, fazemos boas ações pelo ambiente e pelos outros, onde na verdade não beneficiam quem está lá fora, mas nossa própria carência e necessidade de ser reconhecido. Em nome do que é justo, impomos nossa verdade sem nem ao menos tentar buscar compreender a verdade do outro, o que ele traz dentro de si. A sustentabilidade tem que começar dentro de nós mesmos.
O que isso tem a ver com a nossa vida? O que temos haver com isso? Trabalhar a sustentabilidade dentro de nós significa, na prática, sermos pessoas mais bem resolvidas e felizes, e por isso capazes de interagir coletivamente de maneira harmoniosa. No final das contas, trabalhar a sustentabilidade integrada é trabalhar pela nossa própria felicidade antes de tudo. Temos que parar pra pensar, que temos que nos desfazer de nossas falsas intenções e assumirmos para nós mesmos nossos verdadeiros e distorcidos impulsos, começamos o trabalho de "purificar" as energias que nos impulsionam. Não adianta acharmos que o mundo está errado e que nós estamos cobertos de razão, e por isso ficarmos bravos. Podemos não concordar com alguém ou com o mundo, e nos sentirmos revoltados por alguns instantes, temos transformar essa raiva em amor - pelo outro, pela humanidade, pelo planeta, ou simplesmente Amor, um impulso genuíno de fazer