Forças de atrito estático e cinético num móvel sobre uma rampa (Plano Inclinado)
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Forças de atrito estático e cinético num móvel sobre uma rampa (Plano Inclinado)
MACEIÓ
MARÇO - 2013
Relatório sobre Forças de atrito estático e cinético num móvel sobre uma rampa (Plano Inclinado)
Trabalho apresentado ao Professor Gidelson, da disciplina Física I, da turma do primeiro período, turno vespertino do curso de Engenharia Civil
CESMAC
Maceió - 29/04/2013
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 4
2- DESENVOLVIMENTO 6
3- CONCLUSÃO 8
4- BIBLIOGRAFIA 9
1 - INTRODUÇÃO O presente trabalho teve seu inicio no dia 22/04/2013, realizado no laboratório de física uma experiência prática de forças de atrito estático e cinético num móvel sobre uma rampa que possibilitou aos grupos à realização do devido relatório com os seus seguintes padrões.
O objetivo da experiência foi o de utilizar os estudos desenvolvidos em classe sobre o atrito de uma rampa sobre um bloco de madeira com uma inclinação, para calcular o coeficiente de atrito estático, o coeficiente de atrito cinético e determinar as forças de atrito estático e cinético utilizando o Plano Inclinado. Foi utilizado um plano inclinado básico composto por um dispositivo elevador dos trilhos e um corpo de prova de madeira.
A rampa que retro mencionamos tinha formato reto e com uma inclinação imposta a ela, para assim encontrarmos o ângulo em que a madeira fica estável e o ângulo em que a madeira desce.
O experimento permitiu mostrar na pratica que um corpo ao ser solto no alto de uma rampa com uma inclinação, pode adquirir velocidade quando a força gravitacional no eixo (x) é maior que a força de atrito imposta pela rampa sentido contrário a trajetória. No experimento, a madeira, realizou movimento retilíneo uniforme. Esse movimento é