Relátorio
Determinar o teor do componente principal da Soda Cáustica, o íon CO32-, formado pela absorção de CO2 e determinar uma mistura de ácidos que envolve ácidos polipróticos.
Introdução:
A soda cáustica (NaOH – hidróxido de sódio) é, nas condições ambiente, um sólido branco bastante higroscópico (absorve a água presente no ar). Caracteriza-se por ser uma base de Arrhenius muito forte, portanto, é utilizada para neutralizar ácidos fortes ou tornar rapidamente alcalino um meio reacional, mesmo em poucas concentrações. Sua obtenção origina-se da eletrólise de cloreto de sódio (NaCl) em meio aquoso. Assim como o cloro, a soda cáustica é usada como um produto intermediário na produção de numerosos outros produtos, tais como o fenolato de sódio usado nos anti-sépticos e na produção da aspirina e do álcool de amila usados em produtos farmacêuticos.
Como a soda cáustica é um composto alcalino, é o oposto químico dos ácidos, podendo por isso neutralizá-los. A reação de neutralização produz a água e o sal. Lavadores de gases são dispositivos para o controle da poluição do ar, projetados para utilizar as propriedades alcalinas da soda cáustica. Tais sistemas neutralizam as emissões de gases ácidos de chaminés, contribuindo assim para tornar o meio ambiente mais limpo e livre de poluição.
É utilizada na produção de tecidos de algodão para fortalecer as fibras e absorver melhor o tingimento. Estima-se que cerca de 90% do algodão é tratado com soda cáustica. Também apresenta uma série de outras aplicações na indústria de alimentos, como por exemplo, no refino do óleo animal e vegetal, na remoção de ácidos graxos e para descascar batatas, frutas e vegetais. Além disso, é usada na produção de celulose, papel e alumínio. Também, quantidades significativas de soda cáustica são usadas no tratamento de águas residuais municipais e industriais.
A ingestão é extremamente perigosa porque pode causar graves queimaduras e perfurações nos tecidos da boca, garganta, esôfago e