Monteiro Lobato e o Pré Modernismo
Vida e influencias artísticas:
José Bento Renato Monteiro Lobato - nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. E foi um dos mais influentes escritores brasileiros do séc. XX .
Contista, ensaísta, jornalista e um grande nome da literatura Brasileira. Foi alfabetizado pela mãe Olímpia Monteiro Lobato. Desde menino já mostrava seu temperamento irrequieto, escandalizou a sociedade quando se recusou fazer a primeira comunhão. Fez o curso secundário em Taubaté e estudou no Instituto de Ciências e Letras de São Paulo.
Registrado com o nome de José Renato Monteiro Lobato, resolveu mudar de nome, pois queria usar uma bengala, que era de seu pai, que havia falecido no dia 13 de junho de 1898. A bengala tinha as iniciais J.B.M.L gravadas no topo do castão, então mudou de nome, passou a se chamar José Bento, assim as suas iniciais ficavam iguais às do pai.
Após receber uma herança deixada pelo seu avô, torna-se fazendeiro e diante desse novo estilo de vida passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, e posteriormente reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Lobato também tornou-se bastante conhecido pelas crianças ao dedicar-se a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Diante disso Lobato é considerado o percursor da literatura infantil no Brasil.
Fora os diversos livros infantis, Monteiro Lobato escreveu outras obras literárias, como: A barca de Gleyre, O choque das raças, O macaco que se fez homem e O escândalo do petróleo, livro que demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.
Linguagem e estilo
Criativo, inteligente, anticonvencional e repleto de ideias avançadas, Monteiro Lobato surgiu com uma literatura brasileira para crianças que até então tinham que se conformar com histórias de príncipes e princesas encantadas, com nomes