Relátorio Destilação Simples
1) Objetivo
Separação de um líquido de uma substância na volátil ou de outro líquido que possuem uma diferença no ponto de ebulição maior do que 80°C.
2) Fundamento Teórico
É usada na purificação de líquidos através de vaporização de um líquido por aquecimento seguido da condensação do vapor formado. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz.
Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo é observado com as misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza.
No caso de misturas líquidas homogêneas (soluções ideais), a pressão total do vapor, a uma determinada temperatura, é igual à soma das pressões parciais de todos os componentes. A pressão parcial de cada componente é dada pela lei de Raoult:
PA PA0 X A onde P0A é a pressão de vapor do componente A puro e XA é a fração molar de A na mistura. A composição de vapor da mistura em relação a cada componente depende também das pressões parciais, segundo a lei de Dalton:
X A'
PA
PA PB
onde XA é a fração molar do componente A na fase vapor. A combinação das leis de Dalton e Raoult revela que, para uma mistura ideal, o componente mais volátil tem maior fração molar na fase vapor do que na fase líquida em qualquer temperatura.
Um salto brusco na temperatura indicada no termômetro marca o fim da destilação daquele líquido e o início da do seguinte. É possível, desta maneira, recolher separadamente os constituintes da mistura original, substituindo os balões de recolhimento, conforme as indicações do termômetro.
3) Materiais e Reagentes
Reagentes n-Butanol/ Etanol
Materiais
Condensador
Termômetro
Unha
Cabeça de destilação
Balão de destilação
Suporte universal
Garras e mufas
Pérolas de vidro
Manta aquecedora