Relatório de aula prática - Destilação Simples
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Instituto de Biociências – IBIO
Departamento de Ciências Naturais – DCN
Relatório de Aula Prática
Destilação Simples
Disciplina: Química Geral
Profª Roberta Ziolli
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Nome do Aluno: Patrícia Ribeiro
Matrícula: 20122115010
Data da prática: 10/12/12
Rio de Janeiro
2012/2
1. Introdução
A destilação simples é o método de separação de misturas homogêneas, podendo ser uma solução de sólido e líquido (como água e sal) ou uma solução com dois líquidos, como é o caso deste experimento. Este método é somente indicado para elementos com grande diferença de Ponto de Ebulição. Caso contrário, não haverá eficácia na destilação da solução, pois há o risco de um elemento ser levado com o outro em seu estado gasoso. A destilação simples consiste em montar uma aparelhagem adequada para o aquecimento da solução até que o elemento de Ponto de Ebulição mais baixo entre em estado gasoso e seja condensado e separado do outro elemento de ponto de ebulição mais alto.
Para este experimento, há a necessidade de cautela com as vidrarias e sua montagem, e de grande atenção com a temperatura atingida pela solução, para que não atinja o Ponto de Ebulição do segundo elemento.
Há outro método de destilação para elementos com Ponto de Ebulição aproximados. Chama-se Destilação Fracionada e consiste na mesma prática de aquecimento da solução até que o primeiro elemento entre no estado gasoso. Entretanto, é utilizada uma aparelhagem espiralizada chamada Coluna de Fracionamento, onde o segundo elemento menos volátil (maior Ponto de Ebulição) é deixado para trás, pois não consegue atingir sua parte superior, voltando então para o recipiente de início.
Uma utilização útil da destilação simples seria para a obtenção de água destilada, separação de sal da água e na elaboração de bebidas alcoólicas (porém a aparelhagem é chamada