Religiões - Perguntas
1 - O que é a secularização e qual o impacto para o Cristianismo? A secularização é um processo através do qual a religião perde a sua influência sobre as variadas esferas da vida social. Esta perda de influência repercute-se tanto no número de membros e suas práticas, como na perda de prestígio das igrejas e organizações religiosas, repercutindo-se esta perda na influência na sociedade, na cultura, na diminuição da sua riqueza, e, por fim, na desvalorização das crenças e nos valores a elas associados.
2 - Qual é a origem dos Novos Movimentos Religiosos?
Originou de um pequeno grupo que se separou de um maior grupo religioso, geralmente cristão, e que segue crenças ou práticas desviantes.
3 - O que pretendem, os Novos Movimentos Religiosos?
Prretendem oferecer uma visão do mundo religiosa ou sagrada, ou então meios para atingir outros objetivos, tais como o conhecimento transcendental, a iluminação espiritual, ou porque oferecem aos seus membros respostas a questões fundamentais, tais como o sentido da vida ou o seu lugar no universo.
5 - Qual é a importância da Reforma Protestante?
A Reforma Protestante foi importante para o cristianismo porque chamou a atenção para verdades (doutrinas) e práticas bíblicas que haviam sido esquecidas ou distorcidas pela Igreja Medieval. Não foi um movimento inovador, mas restaurador das convicções e ênfases do cristianismo original. Algumas de suas principais contribuições foram: retorno às Escrituras; a centralidade de Cristo; a salvação vista como dádiva da graça de Deus, a ser recebida por meio da fé; a Igreja não é a instituição ou a hierarquia, mas o povo de Deus – cada cristão é um sacerdote.
6 - Como a reforma Protestante contribuiu para o pensamento moderno?
A Reforma contribuiu para o pensamento moderno de muitas maneiras. Seu questionamento do autoritarismo religioso medieval, sua ênfase à participação responsável dos fiéis na vida e na direção das igrejas, seu estilo