Identidades
Março, 2014. Exercício de Avaliação
1. A escola é um cenário no qual são tecidas várias identidades, dentre as quais a do professor, do aluno, do cidadão, do corpo cívico, dentre outras. Discuta a relação entre cartografia escolar, currículo e construção de identidades através do autor Tomaz Tadeu da Silva (Documentos de Identidade).
2. O pesquisador Michel de Certeau abordou o cotidiano em suas artes de fazer. Tomando como recorte a cultura regional nordestina, faça uma leitura envolvendo práticas culturais e a invenção do cotidiano (texto base: A Invenção do Cotidiano I – artes de fazer).
3. O que é um corpo? Como ele foi (e continua sendo) tecido e educado ao longo dos tempos? A partir dessas problemáticas, discuta a elaboração histórica do corpo tendo como referência principal LOURO, Guacira. Gênero, educação e sexualidade.
1.
É preciso muita pesquisa ainda, para que possamos compreender e aprender sobre as formas, pelas quais, o conhecimento transmutado em currículo escolar atua para produzir identidades individuais e sociais no interior das instituições educacionais, falar de currículo implica necessariamente levantar a questão da ideologia.
Para o autor uma cartografia consiste em marcar caminhos para diferentes possibilidades, dessa forma traz consigo implicitamente a capacidade de resgatar memórias que sejam julgadas como relevantes para determinados grupos que vivenciem o lugar, podendo esse aspecto ser variável no tempo de acordo com a conjuntura social.
Stuart Hall procurou problematizar as noções de identidade, Ele parte, primeiramente, do conceito de sujeito no entendimento iluminista, depois aborda o conceito de sujeito sociológico, para, então, discutir a questão do sujeito na pós-modernidade. Segundo Hall, a concepção de sujeito no iluminismo possuía uma característica individualista e unificada que encerrava a identidade nela mesma. Já na concepção de identidade