Religiões Japonesa
As principais religiões no Japão são o Xintoísmo (51,3%), o Budismo (38,3%),
Cristianismo (1,2%) e outras (9,2%) dentre estas esta o SGI. Muitos japoneses consideram-se tanto xintoístas quanto budistas, o que explica o fato de as duas religiões terem, somadas, aproximadamente 194 milhões de membros, ou seja, mais do que a população total do Japão, de cerca de 127 milhões de pessoas. Nos sentimentos religiosos da maioria dos japonesas, o Xintoísmo e o Budismo coexistem pacificamente.
Para a maioria da população, filiação religiosa não significa freqüência e adoração regulares. A maioria das pessoas visitam os santuários xintoístas (jinja) e templos budistas (oterá) como parte dos eventos anuais e rituais de passagem dos indivíduos.
Mas, o que seria o Xintoísmo?
Imagine um lugar, um grande vazio, onde existiam apenas o mar e algumas formas indefinidas. Acima desse lugar havia o Takama-no-hara, ou a "Alta Planície do Céu", onde habitavam os kami (deuses). Foi passeando por uma ponte celestial que um casal de kami olhou para baixo e viu aquele lugar.Ficaram curiosos e mergulharam uma lança no mar, que respingou água ao ser retirada. As gotas que se desprenderam da lança formaram ilhas. Estas foram as primeiras porções de terra, conforme a mitologia xintoísta. De acordo com o Ximtoísmo nasceram as 8 ilhas japonesas , os trinta espíritos majestosos da terra, do mar, das estações, dos ventos, das árvores, das montanhas, dos pântanos e do fogo, do encontro com Izanami esta que ficou doente e do seu vômito nasceu a argila, a irrigação, o crescimento e a rica alimentação.Izaname acabou falecendo e Izanagui sentiu-se muito só e resolveu buscá-Ia no reino dos mortos, porem ela ficou muito envergonhada pelo estado de seu corpo criou ao Izanagui sair do mundo das trevas uma rocha, separando a terra do mundo dos mortos. A povoação do páis foi atravez do relacionamento de Susano com Izumo, susano que a salvou de um dragão e 8
cabeças.