Os rios
Os rios são correntes ou cursos de água, geralmente permanentes que correm em leitos próprios.
Os rios são os principais agentes modeladores da superfície terrestre. Na sua função, desgastam as rochas, transportam e depositam calhaus, areias, lodo, etc. todos os rios, independentemente do tamanho, são responsáveis pela alteração da paisagem terrestre.
ACÇÃO GEOLÓGICA DOS RIOS
Podemos observar facilmente o rápido processo de uma corrente arrebatar areia solta do seu leito e transportá-la, erodindo, assim, o seu canal. Quando os níveis de água estão altos e durante as inundações, os cursos de água podem talhar a parte baixa das margens, causando o seu aluimento e transportando-as, depois, para jusante. As águas de escorrência provocam erosão vertical, formando os abarrancamentos, e erosão regressiva, aumentando o seu comprimento. Esta erosão regressiva, juntamente com o alargamento e o aprofundamento dos vales, pode ser extremamente rápida – até vários metros em alguns anos em solos facilmente erodíveis. Não podemos observar tão facilmente a erosão mais lenta da rocha sólida pela abrasão, pela meteorização química e física e pela acção escavadora da base das correntes.
Uma das maiores formas através das quais um rio desgasta a rocha é por abrasão lenta. A meteorização química altera os minerais constituintes da rocha e enfraquece-a ao longo de diáclases e juntas de estratificação, ajudando a destruir a rocha que constitui os leitos dos rios, tal como faz à superfície. Para além disso, a dissolução ocorre por acção da água sobre rochas solúveis, como os calcários, por exemplo, nos maciços cársicos, em que esse processo é dominante. A meteorização física pode ser violenta quando os impactos dos blocos, dos calhaus e das areias desgastam a rocha a partir das fendas. Sujeitas a tais impactos, as rochas são quebradas muito mais rapidamente nos canais dos rios que numa encosta suave à superfície. Quando