Religião
Apoio a ideia apresentada no texto quando relata que O Sagrado sempre esteve presente em todos os grupos humanos e explica que o seu surgimento se deu a partir da necessidade que os povos tinham de tentar buscar respostas à perguntas e ou fenômenos naturais aos quais não obtinham explicações lógicas, o homem encontrou suas respostas no sobrenatural ou em forças dividas que atuam sobre o mundo.
Dentro do aspecto evolutivo, o surgimento da cultura não foi apenas importante para o desenvolvimento da religião, mas crucial para a existência da nossa espécie no planeta. Estudos arqueológicos comprovaram que o homem atual (Homo sapiens sapiens) viveu na mesma época que outra espécie de hominídeo o Homem de Neanderthal (Homo sapiens neanderthalensi), contudo apenas nossa espécie prevaleceu. Sabe-se que a nossa espécie foi responsável pela extinção do Homem de Neanderthal que possuía hábitos mais primitivos, acredita-se o costume de se inter-relacionar com os demais grupos e o comportamento cultural do Homo sapiens tenham sido os responsáveis pelo seu triunfo.
Ao analisar a religião como uma característica cultural e intrínseca das populações humanas e sabendo-se que ela sempre esteve presente nas civilizações desde os seus primórdios trazendo união, força e alento para os povos, podemos fazer o seguinte questionamento: Teria sido a fé e/ou religião a responsável ou uma das responsáveis pela e existência hoje da nossa espécie?