Religião
Meu campo de estágio é no Centro Social Semear e Educar que fica localizado em Vila Isabel. O projeto atende crianças de 3 a 6 anos residentes de uma área carente da região, a Vila Operária. A Vila é patrimônio histórico e não pode ser modificada, pois lá moravam os operários da antiga fábrica têxtil, onde hoje funciona o supermercado Extra Boullevard. Atualmente as famílias que lá residem são familiares desses operários, as casas foram passadas de geração a geração ou adquiridas de forma ilegal, a base de acordos verbais.
As famílias são carentes, sobrevivem com até 2 salários mínimos. Algumas são chefiadas por mulheres, outras por pessoas aposentadas, há pessoas desempregadas, ex presidiário etc, ou seja as famílias dessa localidade vivem sob as mazelas que o capitalismo contemporâneo as impuseram, são o retrato da questão social. Porém outro fator em comum entre essas famílias é a presença de muitas crianças, algumas com mais de três. E é nesse ponto que a Instituição intervém claro, levando em consideração as relações sociais, de força e de poder, todo o contexto no qual estão inseridas.
O projeto promove atividades educativas, recreativas, culturais a fim de que a criança tenha um melhor desenvolvimento escolar, uma interação, o respeito pelos demais. O trabalho desenvolvido com essas crianças é sempre em conjunto com suas famílias, pois a família é a primeira instituição na qual pertencem. A Instituição também, se necessário, faz uso de encaminhamentos a outras instituições, serviços, benefícios a fim de esclarecer a essas famílias que são cidadãos de direitos e que devem conhecer os mesmos.
A partir dessas questões pretendo fazer um levantamento a respeito de quais são as perspectivas das famílias para o futuro dessas crianças, se acham que estão contribuindo e como podem contribuir. Como a instituição está contribuindo para o conhecimento dos direitos? Quero fazer uso desses