Controle orçamentário financeiro
Para uma empresa ser bem administrada é necessário a implantação de um processo de controle orçamentário e financeiro. Sendo assim, o controller precisa dominar os conhecimentos desse processo, para que possa acompanha-lo da melhor maneira possível.
A elaboração do orçamento não é só papel do controller, mas sim de toda organização, pois cada setor será responsável de trabalhar em cima das metas traçadas, para que a empresa toda alcance o objetivo desejado. Utilizando o processo orçamentário é possível analisar e controlar os desvios de planos, facilitando assim que a empresa tenha sucesso em seu desempenho.
Tendo como base o planejamento estratégico, o orçamento nos mostra de maneira quantitativa os objetivos da empresa de forma detalhada, como as vendas e produção, direcionando o melhor caminho para atingi-los.
A utilização de um Planejamento Orçamentário proporciona diversas vantagens, dentre elas podemos destacar: estabelecer metas claras a serem atingidas (visando o resultado econômico-financeiro) e a definição de responsabilidade aos diversos departamentos (pois todos os envolvidos precisam trabalhar em busca de um só objetivo).
Para que seja feita a implantação do sistema orçamentário, é necessário que o controller faça diversas reuniões e tenha um sistema de comunicação muito eficiente, para que a controladoria tenha sucesso em sua missão, na qual será como um órgão de assessoria e controle da administração.
É necessário que seja analisado cuidadosamente todos os fatores antes que sejam fixados os objetivos e as politicas da entidade, sendo também muito importante que a administração dedique-se aos eventos externos, se preocupando também com as questões estratégicas.
Para que um sistema de comunicação seja eficiente, é preciso a elaboração de relatórios, contendo o correto entendimento por parte dos envolvidos, pois todos os setores da organização trabalham em busca de um objetivo comum, sendo assim surge a