Dificuldades de aprendizagem
Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento.
Patrícia Rodrigues Borges Soler
RU- 14987
Revisão Histórica do Tema Dificuldade de Aprendizagem
Disciplina de Reposição: Dificuldades de Aprendizagem
CUIABÀ – MT
2012
Introdução
O conceito de dificuldades de aprendizagem é muito amplo se analisarmos as diferentes linhas de entendimento.
Mas sua definição compreenderia qualquer dificuldade observável, que um aluno tivesse para acompanhar o ritmo de aprendizagem de seus colegas da mesma idade. Independente de que natureza fosse o fator determinante desta falta de acompanhamento do mesmo ritmo; isso para não criar um novo conceito usando o termo atraso.
Considerando que a população é muito heterogenia, não é tão simples encontrar critérios que delimitem o termo com maior precisão. Estudos nos campos pedagógicos, linguísticos, sociológicos, médicos, entre outros tornam difíceis á distinção do que é normal, certo ou errado; o que implica em uma maior objetividade no uso dos termos.
O presente trabalho busca uma revisão histórica das dificuldades de aprendizagem, segundo o olhar de dois autores argentinos, Sara Pain e Jorge Visca e com o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) bem como a análise dos termos: 1) - dificuldades de aprendizagem; 2) - Problemas de Aprendizagem; 3) – Disturbios de Aprendizagem.
Revisão histórica das dificuldades de aprendizagem
A partir da revisão histórica, é possível perceber que a dificuldade de aprendizagem é carregada de diferentes significados culturais ao longo do tempo.
Partir de uma visão histórica é possível compreender que as mudanças ocorrem dentro de um contexto. Que nada é isolado ou por acaso. Demonstra que o desenvolvimento humano, e a construção do conhecimento, tão pertinente ao tema, é fruto de um movimento histórico determinado por fatores econômicos, políticos e sociais.
Permite perceber como e porque um grupo de conhecimentos se torna importante