religião
Formado em Direito Canónico, sua carreira foi abreviada devido a uma doença que resultou a perda parcial da memória.
Em 1432, virou padre de San Martino e foi nesse período que iniciou um estudo analítico dos monumentos arquitetônicos romanos, tendo como resultado as obras Descriptio urbis Romae, Della famiglia.
Entrou para o ciclo de Brunelleschi e aproximou-se de grandes humanistas. O contato com a arte florentina resultou até 1452 obras como De pictura, Elementi di pittura, De statua e o Tratado de Arquitetura.
A partir de 1447, com Niccolò V eleito Papa, Alberti trabalhou como consultor de arquitetura da Santa Sé.
Portanto foi a partir do projeto do Tempio Malatestiano, em Rimini, por volta de 1450, que ele assumiu, definitivamente o papel de arquiteto. Projetou, em Florença, o Palazzo Rucellai e a fachada de Santa Maria Novella e, em Mântua, projetou a Igreja de San Sebastiano e a de San Andrea. Em 1464, com a morte de Pio II, perdeu o emprego de abreviador apostólico e dedicou-se, à atividade de arquiteto. Faleceu em Roma, em Abril de 1472.
REFERÊNCIAS http://www.eesc.usp.br/babel/Alberti_biografia.htm CONTI, Flávio - Como reconhecer a arte do renascimento pg. 8-9
PALAZZO RUCELLAI
Foi construído entre 1446 e 1451 por Bernardo Rossellino, através do desenho de Alberti.
No palácio encontra-se uma das primeiras aplicações do motivo das ordens sobrepostas, ou seja, cada piso ostenta uma ordem diferente, sendo o terreo dórica, jónica no primeiro andar e coíntia no segundo. PISO TÉRREO PRIMEIRO ANDAR
SANTA MONICA NOVELLA
Uma das igrejas mais bonitas em florença, foi projetada por dois frades dominicanos, porém teve a fachada projetada por Alberti em mármore preto e branco. Ele trouxe ideias da arquitetura humanista, proporção e detalhamento de inspiração clássica para o projeto, enquanto também criou harmonia com aparte medieval da fachada que já existia.
REFERENCIAS