Religião e Alienação
A alienação ocorreu em vários momentos da história, principalmente a igreja que influenciou o modo de pensar e controlou a sociedade de forma tão impusitória que a deixou moldada a seus costumes.
Alguns desses momentos, foram:
Feudalismo: A sociedade era hierarquizada em Clero (padres, bispos, papa), Nobreza (reis, condes, senhores feudais, duques, cavaleiros), Servos (camponeses), na qual a igreja possuía o domínio do poder econômico, político e cultural fazendo a época ser conhecida como o teocentrica ( explicação religiosa para quase tudo). O teocentrismo significava deus no centro de tudo como criador do universo,se opunham os pensamentos humanistas, antropocentrismos,e biocentrismo.
Reforma Protestante: Toda a sociedade era acostumada a seguir o modelo estabelecido pela igreja católica, que apenas mandavam elas seguirem suas próprias interpretações bíblicas levando a sociedade a praticar indulgências, batismo, crisma, entre outras sem a menor chance de se levantar um questionamento sobre tais ordens.Por isso a Reforma surgiu como um movimento cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas 95 teses, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo.
Catequisação dos Índios: A catequisação é uma forma clara de como a religião provocou uma propagação do catolicismo no Brasil, sem a menor valorização das práticas religiosas por este povo praticada. Os jesuítas eram padres da Igreja Católica que faziam parte da Companhia de Jesus. Esta ordem religiosa foi fundada em 1534 por Inácio de Loiola e eles vinheram ao Brasil com o objetivo de transmitir aos índios as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica no intuito de salvar suas almas.
Fonte: WWW.wikipedia.com.br