Religiao
O trabalho intitulado o tema: o papel da religião em Moçambique, a religião é o maior instrumento de mudança humana e bem-estar social, o grande efeito das revelações divinas e o processo civilização dos moçambicanos, ela tem um papel preponderam na construção da unidade moçambicana através das suas actividades evangélicas que pacificam as pessoas para o bem-estar deles como sociedade. A religião em Moçambique se distribui na base da própria Historia desde os séculos XII a XV. As comunidades religiosas estão dispersas por todo o país. As províncias do norte são predominantemente muçulmanas, particularmente ao longo da costa, enquanto as áreas do norte interior possuem uma maior concentração de comunidades cristãs.
O trabalho tem como objectivo geral: identificar o papel da religião em Moçambique, e tem como objectivo específico: caracterizar o papel da religião em Moçambique e conhecer as confecções religiões existentes em Moçambique.
Para a realização do trabalho usou-se como base metodológica a leitura de referências bibliográficas e pesquisa na internet.
Portanto, o trabalho esta estruturada da seguinte maneira: O papel da religião em Moçambique; As religiões em Moçambique; Muçulmanos; Cristianismo; A religião em Moçambique; Relação da Religião e o Estado Moçambicano; O papel d religião na manutenção da paz em Moçambique e o contributo da religião na educação moçambicana.
1. O papel da religião em Moçambique
A religião foi útil numa fase inicial da sociedade, quando as pessoas tinham de ter uma muleta onde se agarrar, sentindo-se algo perdidas na vastidão da existência, na complexidade do que as rodeava. A religião ofereceu respostas, incentivou alguns progressos morais e até científicos/filosóficos, mas na verdade é um fenómeno que essencialmente está associado a uma fase embrionária da sociedade. (http://www.paulinas.co.mz/antropologia.html)
Nos nossos dias, numa época na qual as pessoas de diversas religiões se encontram e actuam num