religiao
CULTURA NACIONAL: uma etnografia em hipermídia
Rita Amaral* e Vagner Gonçalves da Silva**
RESUMO
Este artigo aborda uma pesquisa em andamento cujo objetivo é interpretar as relações existentes entre o campo religioso afrobrasileiro e a cultura nacional apresentando-as através dos recursos oferecidos pela hipermídia (articulação em meio digital de múltiplos textos - hipertextos -, sons, imagens etc.). Consideramos que o caráter dinâmico desta linguagem permite incorporar na etnografia as diferentes dimensões dos fenômenos culturais analisados. Desta forma, pretendemos mostrar que as inovações científicas e tecnológicas da hipermídia podem ser instrumentos valiosos também na geração de novos conhecimentos no campo da antropologia.
Palavras-chave: Campo religioso afro-brasileiro. Cultura nacional. Etnografia.
1 INTRODUÇÃO
Desde 1999 vimos estudando, com auxílio financeiro da FAPESP (19992000) e do CNPq (2001-2006)1 , as potencialidades etnográficas do uso de novos suportes e tecnologias de registro, organização e análise de dados, especialmente no que diz respeito à representação etnográfica2 .
Entre as múltiplas dificuldades do trabalho etnográfico, está a enorme redução necessária à apresentação dos dados e experiências de campo quando de sua transferência para o texto escrito linearmente. Neste, é inevitável a simplificação das dinâmicas sócio-culturais, formadas a partir de múltiplas dimensões sensíveis e inseparáveis na realidade observada, como o som, a língua, as imagens, os gestos, os olhares etc. Como representar, por exemplo, o conjunto de dimensões (performáticas, emotivas, analíticas etc.) presentes no momento ritual em que o orixá de um iniciado grita pela primeira vez seu nome sagrado,
* Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, pesquisadora-coordenadora do
Núcleo de Antropologia Urbana da USP.
**Professor de Antropologia da Universidade de São Paulo, vice-coordenador do Núcleo de