Arquitetura
5 de julho de 1999
COOPERATIVA HABITACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO
Projetos executivos de loteamento e arquitetura condomínio residencial
COOHATEPA
Porto Alegre, RS
Projeto – 1999-2000
Execução – 2000
População beneficiada: 24 famílias
Área de intervenção: 170.000m²
Área construída: 1.600m²
Custo estimado: R$570.000
PROPOSTA
Projeto de Urbanismo, Arquitetura e Paisagismo para o condomínio residencial de unidades autônomas da Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores em Educação de Porto Alegre, formada por 24 famílias de professoras de escolas estaduais. A organização destas famílias em forma de cooperativa permitiu a compra do terreno e também a contratação dos projetos.
O projeto foi desenvolvido em terreno na zona sul de Porto Alegre, com área estimada de 1,7 ha, e com características espaciais e ambientais importantes. Localizado em uma encosta de morro o terreno foi dividido em área de uso intensivo, área de uso extensivo e área de preservação. A área de uso intensivo, mais próxima à via de acesso, foi patamarizada para dar lugar à construção das unidades residenciais, que eram de quatro tipos: térrea ou sobrado, podendo ter dois ou três dormitórios. A tipologia adotada atendeu à exigência das famílias de ampliação futura das unidades. Foram ao total 24 unidades residenciais, além de equipamento comunitário com salão de eventos e área de lazer coletiva, área comercial (4 lojas) na fachada da via de acesso, zona de produção (horta, pomar) e zona de preservação (topo de morro).
O projeto de urbanização foi implantado na sua totalidade, mas algumas famílias acabaram optando por casas pré fabricadas no lugar dos projetos arquitetônicos realizados. O relato dos moradores com relação ao condomínio e unidades projetadas e executadas é muito satisfatório.
Implantação geral.Fachada das casas térreas.Fachada dos sobrados. EQUIPE
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Débora Becker
Arq. Marco Claser Jr.
Arq. Pedro Augusto Alves de