religiao
Por Ulysses Rezende Neto
Resumo
Pretendemos neste artigo discutir a relação entre religião e educação, enfatizando o fato de ambas existirem pela necessidade humana de organizar o caos atribuindo sentido á sua existência. Advertimos neste artigo acerca do risco de ignorarmos na academia o estudo da religião em suas práticas e representações sociais, pois ela continua sendo uma linguagem presente não apenas na história da nossa civilização, mas também no cotidiano de milhares de pessoas que cruzaram a fronteira do século XXI.
Palavras Chaves:
Religião, educação, existência, estudo.
A educação faz parte da busca existencial do ser humano pelas referências que, paulatinamente, ajudar-lhe-ão a compor sua identidade sócio-cultural, ainda que esta esteja sempre em constante processo de construção e desconstrução. Desse modo, a educação faz parte de uma busca existencial por respostas que nos ajuda a compreendermos a nós mesmos na relação com o outro e com o mundo no qual estamos inseridos.
Desse modo, educamos por uma necessidade de existir, de conhecer e reconhecer no outro a nós mesmos. E não há outro modo de nos reconhecermos senão através da cultura e dos valores que constroem nossa identidade. Uma parte significativa dos referenciais educacionais que recebemos enquanto amadurecemos vem da relação que estabelecemos com a família, com a comunidade e também com a escola. Todos esses valores, via de regra, estão intrinsecamente relacionados ao modo como a religião entendeu e interpretou os diversos fenômenos físicos e sociais com os quais lidamos cotidianamente. Por isso, durante muito tempo, desde a Antiguidade até os dias atuais, em grande medida discutir educação implica em discutir a relação desta com a religião e vice versa.
A nossa sede de conhecimento fez com que buscássemos respostas e explicações para os mistérios de nossa existência nas coisas que nos cercavam. Dessa necessidade de dar sentido, de