Sebo bovino
O biodiesel é um combustível alternativo, que pode ser utilizado em carros e qualquer outro veiculo com motor diesel. Este biocombustível pode ser produzido a partir de plantas oleaginosas (girassol, soja, mamona, etc.), gordura animal e óleo usado.
Além das vantagens ambientais e segurança energética a competitividade do biodiesel pode aumentar minimizando os custos de produção do biodiesel através da venda dos co-produtos gerados durante o processo de transesterificação, tais como a glicerina, adubo e ração proteica vegetal.
O sebo bovino é uma gordura animal que, assim como os óleos vegetais, é constituído de moléculas de triglicerídios. Para quebrar essa molécula e transformá-las em biodiesel , o óleo passa por um processo chamado transesterificação. A reação de transesterificação é uma reação química que pode ocorrer entre um éster e um álcool ou entre um éster e um ácido, sempre tendo a formação de um novo éster. Para a produção de biodiesel é utilizado um éster e um álcool, podendo ser o metanol o mais comum e o etanol.
Na transesterificação para obtenção de biodiesel, foi atribuído o termo de alcoolize, tendo como produtos principais o éster (biodiesel) e o glicerol (glicerina). O processo se inicia pela mistura do óleo vegetal ou gorduras vegetais,a qual, nesse caso foi utilizado o sebo bovino, com um álcool (por exemplo, metanol ou etanol) na presença de um catalisador (que pode ser um ácido, uma base ou enzima), os catalizadores mais utilizados são os catalizadores básicos, normalmente o metóxido de sódio, essa reação melhora as propriedades físicas dos combustíveis para o motor a diesel. A reação é demonstrada abaixo:
Triacilglicerídio+ Metanol -> Biodiesel + Glicerina
Figura 1: Reação de transesterificação
MATERIAIS Materiais e Reagentes: - bureta de 50 ml - solução de NaOH 1,6g - béquer de 50 ml - metanol -bastão de vidro - sebo bovino 80g -suporte universal