Religiao Sociedade Tribais
O período datado de um milhão de anos a. C. até por volta de 3.200 a. C. - quando surgem as primeiras civilizações – é denominado Pré-História; ele teve início com a fabricação pelo homem dos primeiros instrumentos. Por volta do ano 3000 a.C., se dá o surgimento da escrita e o início da História. Durante esse período, os registros da existência das religiões são conhecidos - devido aos documentos escritos sobre mitos, ritos e crenças – porém, o desafio se dá no reconhecimento de vestígios da religião na Pré-História, período em que a escrita não estava desenvolvida.
A era pré-histórica da religião vai do início da humanidade (provavelmente originada há dois-três milhões de anos) até por volta do ano 3000 a.C. Durante todo esse período, os conhecimentos religiosos foram transmitidos mediante a palavra (crenças e mitos) e o comportamento imitativo (ritos). Os mitos Assumem muitas formas dependendo da cultura na qual se encontram (Beaver, R. P. et al., 1984, 39); e têm como função: (...) ilustrar instâncias e valores vitais para a existência daquela sociedade (Beaver, R. P. et al., 1984, 39). Os ritos podem ser definidos como costumes aceitos e praticados que simbolizam as crenças e etapas importantes em uma dada sociedade.
A religião na Pré-História é (...) organizada segundo a perspectiva dos caçadores, dos coletores de vegetais, dos pescadores ou dos primeiros agricultores. (...) As religiões pré-históricas se desenvolviam em ambientes restritos, em sociedades tribais (...) onde as forças naturais exerciam um impacto tremendo sobre a vida e sobre a religião cotidiana (Beaver, R. P. et al., 1984, 27).
Com relação à religião na História, os homens organizam-se respeitando a Concepção do mundo própria das civilizações desenvolvidas, a começar do Egito, da Mesopotâmia e da China (Beaver, R. P. et al., 1984, 27).