Fichamento geral
- Sentido tropológico, moral:
Tempo: a primeira viagem de Colombo, século XVI
Unidade de Espaço: Meso América (Caribe e México)
Ação: A percepção que os espanhóis tem do índio
- É a conquista da América que anuncia e funda a nossa identidade no presente
- Com a descoberta os homens se vêem em uma totalidade
- O motivo da partida de Colombo: a expansão do cristianismo é muito mais importante que o ouro. Ele era movido pela ambição de “ir por todo mundo e pregar o evangelho”. Ele se vê como um eleito.
“Além disso, a necessidade de dinheiro e o desejo de impor o verdadeiro Deus não se excluem. Os dois estão até unidos por uma relação de subordinação: um é meio, e o outro, fim.”
- Ele queria libertar Jerusalém através dos fundos encontrados na América
“Não só os contatos com Deus interessam muito mais a Colombo do que os assuntos puramente humanos, como também sua forma de religiosidade é particularmente arcaica (para a época). Não é por acaso que o projeto das cruzadas tinha sido abandonado desde a Idade Média. Paradoxalmente, é um traço da mentalidade medieval de Colombo que faz com que ele descubra a América e inaugure a era moderna.”
- Colombo tem um olhar muito mais voltado para a natureza e os animais do que para os índios , daí o porque título Colombo hermeneuta, sabendo que hermenêutica é o modo de interpretação das coisas, Colombo tem seu modo de interpretá-las de modo que acredite que está na direção certa e que está próximo do seu objetivo.
- Ele relaciona a natureza com a paraíso terrestre
-Colombo não é bem-sucedido na comunicação humana porque não está interessado nela
-Colombo fala dos homens que vê unicamente porque estes, afinal, também fazem parte da paisagem. Suas menções aos habitantes das ilhas aparecem sempre no meio de anotações sobre a Natureza, em algum lugar entre os pássaros e as árvores.
-Fisicamente nus, os índios também são, na opinião de Colombo, desprovidos de qualquer propriedade