Fichamento de Sociologia Geral
CAPÍTULO I: O SURGIMENTO
PAULO HENRIQUE SANTOS INÁCIO
FICHAMENTO
CAPÍTULO I: O SURGIMENTO
Trabalho apresentado ao Professor Pedro Mourão da disciplina Sociologia Geral, turno noite do curso de Jornalismo.
FORTALEZA
FEVEREIRO-2015
O surgimento
A sociologia constitui um acontecimento complexo para o qual concorrem uma constelação de circunstâncias, históricas e intelectuais. O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental. O termo sociologia surgiu por volta de 1830, mas foram os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível.
Entre 1780 e 1860, a Inglaterra mudou drasticamente. Países com cidades pequenas e uma população rural dispersa passou a comportar grandes cidades nas quais se concentravam seus principais pontos industriais. Tais mudanças não poderiam deixar de gerar várias mudanças para os homens dessa época.
Carlos Benedito indaga que:
“ A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista.” Martins (1994, p.1
As máquinas foram aos poucos substituindo o labor (trabalho humano), gerando como consequência a insatisfação de alguns homens e mulheres pelo simples fato de não conseguirem produzir mais nada, pois o seu trabalho não podia concorrer com as máquinas, pois produzia em larga escala uma vez que os homens e mulheres necessitavam de um tempo para produzirem.
Segundo Carlos Benedito:
“Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno onde o seu surgimento coincidiu com os derradeiros momentos de desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.” (1194,p.5).