virus
Sua estrutura vem sendo cada vez mais esclarecida, à medida que a tecnologia em microscopia eletrônica evolui. Eles são tão pequenos que podem penetrar na célula das menores bactérias que se conhecem.
COMO É A ESTRURUTA ORGANIZACIONAL DO VIRUS
Os vírus possuem como material genético o ácido desoxirribonucléico (DNA) ou o ácido ribonucléico (RNA), nunca ocorrendo os dois tipos de ácidos nucléicos juntos em um mesmo vírus. Existem, portanto, vírus de DNA e vírus de RNA.
O ácido nucléico apresenta-se sempre envolto por uma cápsula protéica denominada capsídeo.
As proteínas que compõem o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus. Cada molécula protéica do capsídeo recebe o nome genérico de capsômero. O capsídeo mais o ácido nucléico que ele envolve são denominados nucleocapsídeo.
Nucleocapsídeo = capsídeo + ácido nucléico.
Alguns vírus são formados apenas pelo nucleocapsídeo, ou seja, contêm apenas o ácido nucléico envolto pela cápsula protéica. Outros, no entanto, possuem um envoltório ou envelope externo ao nucleocapsídeo. Esses vírus são denominados vírus capsulados ou envelopados.
O envelope consiste principalmente das duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e de moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios.
São as moléculas de proteínas virais que determinam qual tipo de célula o vírus irá infectar. Geralmente, o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito.
Existem vírus que infectam apenas bactérias, denominados bacteriófagos, ou simplesmente fagos; os que infectam apenas fungos, denominados micófagos; os que infectam plantas e os animais, denominados, respectivamente, vírus de plantas e vírus de