Sociologia Geral Fichamento
Disciplina: Sociologia Geral
Professora: Elisabete Romão
ANDERY, Maria Amália. Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 2004.
Introdução - Olhar para a História: Caminho para a compreensão da ciência hoje.
“[...] Não se pode, portanto, conceber o homem sem a natureza, e nem a natureza sem o homem.” (p. 09)
“[...] a atuação do animal sobre a natureza permite a sobrevivência da espécie, isso se dá em função de características biológicas, o que estabelece os limites da possibilidade de modificações que a atuação do animal provoca tanto da natureza quanto em si próprio.” (p.09)
“[...] diferentemente de outros animais, o homem não se limita ao imediatismo das situações com que se depara; ele ultrapassa limites, já que produz universalmente (para além de sua sobrevivência pessoal e de sua prole), não se restringindo às necessidades que se revelam no aqui e agora.” (p. 09)
“A ação humana não é apenas biologicamente determinada, mas se dá principalmente pela incorporação das experiências e conhecimentos produzidos e transmitidos de geração a geração. A transmissão dessas experiências e conhecimentos – por meio da educação e da cultura – permite que a nova geração não volte ao ponto de partida da que a precedeu.” (p. 10)
“[...] a natureza adquire a marca da atividade humana.” (p. 10)
“[...] ele vai se construindo, vai se diferenciando cada vez mais das outras espécies animais. A interação homem-natureza é um processo permanente de mútua transformação: esse é o processo de produção da existência humana.” (p. 10)
“[...] o ser humano vai se modificando, alterando aquilo que é necessário à sua sobrevivência.” (p.10)
“[...] o homem cria novas necessidades, que passam a ser tão fundamentais quantos as chamadas necessidades básicas à sua sobrevivência.” (p. 10)
“[...] a criação de instrumentos, a formulação de ideias e formas específicas de elaborá-los – características identificadas como eminentemente humanas – são fruto da