religiao na grecia
Caduceus.svg
A designação 'religião grega antiga' abrange o grupo de crenças e rituais praticados na Grécia Antiga tanto na forma de religião pública popular como nas práticas de culto. Estes grupos eram tão variados que alguns autores falam de "religiões" ou "cultos gregos", embora a maior parte deles partilha semelhanças.
Muitos gregos reconheciam os quatorze principais deuses e deusas: Zeus, Poseidon, Hades, Apolo, Ártemis, Afrodite, Ares, Dioniso, Hefesto, Atena, Hermes, Deméter, Héstia e Hera, embora certas religiões filosóficas como o estoicismo e algumas formas de platonismo propunham uma deidade única transcendente. Diferentes cidades veneravam diferentes divindades, por vezes com epítetos que especificavam sua natureza local.
As práticas religiosas dos gregos se estendiam além da Grécia continental, até as ilhas e o litoral da Jônia, na Ásia Menor, até a Magna Grécia (Sicília e Itália Meridional), e nas diversas colônias gregas por todo o Mediterrâneo Ocidental, tais como Massília (Marselha). A religião grega influenciou os cultos e crenças etruscos, formando a posterior religião romana antiga.
Índice [esconder]
1 Crenças
1.1 Teologia
1.1.1 Divindades menores
1.1.2 Divindades primordiais e Titãs
1.2 Vida após a morte
1.3 Mitologia
1.4 Festivais
1.5 Moral
1.6 Textos sagrados
2 Práticas
2.1 Cerimônias
2.2 Sacrifício
2.2.1 Templos
2.2.2 Ritos de passagem
3 Religiões de mistério
4 História
4.1 Origens
4.2 Antiguidade Clássica
4.3 Domínio romano
4.4 Cristianização
4.5 Prática moderna do politeísmo grego
5 Referências
6 Bibliografia
Crenças[editar | editar código-fonte]
Zeus, o rei dos deuses, que controla os trovões e os céus.
Alguns conceitos eram universais a todos os povos gregos, crenças comuns partilhadas por muitos.
Teologia[editar | editar código-fonte]
A teologia grega antiga girava em torno do politeísmo, isto é, existiam diversos deuses e deusas. Havia uma hierarquia de