Óptica
Cursos de Sistemas de Telecomunicações e Engenharia Elétrica
Disciplina: Comunicações Ópticas
Professora: Rossana Moreno
Aluno: Talles Thomas Rodrigues Cavalcante
Lista de Exercício 02
Respostas
1. Simples e possuem um custo muito baixo, resistentes e confiáveis.
2. Embora os diodos LAZER possuem estruturas semelhantes a dos LED’s de emissão lateral, porém com maior eficiência, são capazes de gerar uma potência óptica muito maior e uma radiação mais coerente, com espectro mais estreito e feixe mais diretivo. Logo, os LED’s geram um espectro de luz mais largo e apresenta menor eficiência do acoplamento de luz na fibra.
3. Consistem em espelhos planos colocados paralelos um aos outros numa certa distância e semi-refletores não havendo perdas. As superfícies semi-refletoras (espelhos) da cavidade realimentam o oscilador aumentando a potência luminosa e essa potência deixa o laser através de um dos espelhos quando o dispositivo chegar ao nível desejado. Essa cavidade produz energia em vários modos de propagação, que ainda não é o ideal por se tratar de um laser, já que o laser ideal e aquele que produz energia em um único modo de propagação.
4. O diodo LED usa o mecanismo de geração de luz por emissão espontânea, mecanismo mais lento e desordenado, onde se gera fótons com diferentes tamanhos de comprimento de ondas e diferentes fases, gerando energia dispersa em pouca quantidade. O diodo LAZER trabalha com o mecanismo de geração de luz por emissão estimulada, possui o mesmo comprimento de onda e fase, com isso consegue gerar um feixe de luz mais concentrado e diretivo com maior intensidade de energia luminosa.
5. Estão relacionados diretamente ao tipo de polarização de uma semicondutor em sua junção PN. Quando está diretamente polarizado a uma diminuição da região de depleção, quando a polarização é reversa a um aumento dessa região.
6. Fotodiodo PIN: Vantagem – alta