A GESTÃO ESCOLAR E AS RELAÇÕES ESCOLAFAMÍLIA
FINOM - FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS ROSANGELA RAMICELI SOARES DA SILVA
A GESTÃO ESCOLAR E AS RELAÇÕES ESCOLA/FAMÍLIA
IGARAPAVA
2011
FINOM - FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
ROSANGELA RAMICELI SOARES DA SILVA
A GESTÃO ESCOLAR E AS RELAÇÕES ESCOLA/FAMÍLIA
ARTIGO CIENTÍFICO APRESENTADO A FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA FINOM, COMO REQUISITO PARCIAL PARA A OBTENÇAÕ DO TITULO DE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESCOLAR.
IGARAPAVA
2011
A GESTÃO ESCOLAR E AS RELAÇÕES ESCOLA/FAMÍLIA
Rosangela Ramiceli Soares da Silva
RESUMO
O presente artigo de pesquisa bibliográfica trás reflexões a cerca da importância das instituições escolar e familiar na educação infantil e como a proximidade dos pais na rotina diária de seus filhos, contribui positivamente no processo de aprendizagem resultando numa formação humana profícua. Existe uma interdependência neste complexo sistema de relações, pois todo o trabalho e expectativas convergem objetivando a formação do educando, consequentemente, melhorando a qualidade de vida de toda a sociedade. Sendo de grande importância enfatizar a contribuição do gestor escolar como principal agente mediador dessa parceria, o qual proporciona meios que favoreçam o entrelaçamento da família no contexto escolar de forma democrática e participativa.
Palavras chave – Educação. Legislação. Escola. Família. Gestão Educacional.
Introdução
Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo evidenciar o compromisso que as instituições educativas e as famílias devem ter para com a criança na educação básica, em sua primeira fase que é a educação infantil. Historicamente, ela foi concebida como uma necessidade de uma sociedade capitalista e com a emancipação e inserção da mulher no mercado de trabalho, fato este que motivou a criação de espaços onde elas