religiao antigas
Professora Ana Maria Hostin
• Os romanos criaram um grande império, com um imenso território, habitado por diferentes povos.
Expandiram seu território por meio de conquistas militares. Os primeiros passos da expansão militar foram em busca do domínio da península Itálica (região da Europa, onde atualmente localiza-se a Itália).
Guerras Púnicas ( de ascendência fenícia)
• No processo de expansão de Roma, esta chocou-se com Cartago (entre 264 à 146 a.C), onde houveram 3 guerras que os romanos “venceram” os cartagineses.
• Os romanos conquistaram a península Ibérica (onde atualmente localiza-se Portugal e Espanha) – importantes postos de comércio.
• Possibilitou o desenvolvimento de uma forte marinha romana • Domínio romano sobre a Grécia, Mar Mediterrâneo e
Ásia, chegando ao Egito.
O EXÉRCITO ROMANO
O exército romano, nos dias áureos do Império, era uma máquina de guerra devastadora e tremendamente bem sucedida. Na época do imperador Augusto havia aproximadamente
310.000 soldados romanos. A unidade principal era a legião, com cerca de 6.000 homens.
Podia incluir 100 a 200 homens a cavalo, utilizados como batedores e porta-estandartes, enviados em perseguição de inimigos em fuga.
O legionário tinha que ser cidadão romano, e os recrutas tinham que submeter-se a um rigoroso programa de seleção antes de serem aceitos nas fileiras. Deviam medir pelo menos
1,70m e serem aprovados num exame médico para garantir que se encontravam em boa condição física e tinham boa visão. Depois, alistavam-se por 20 anos.
Como equipamentos, um legionário usava um elmo de ferro, uma armadura peitoral ou aduelas de ferro, um escudo de madeira, dois grandes dardos, um punhal, uma espada curta e sandálias robustas de couro.
Para além da armadura e das armas, os soldados levavam ainda um cesto, uma picareta, um machado, uma serra, uma panela, duas estacas para a paliçada de defesa do acampamento e cereal suficiente para uns 15 dias, num total de 40 kg.
•