História antiga da religião
A Revelação contida no Novo Testamento é distinta daquela contida no Antigo Testamento. A história registrada no Novo Testamento nos fala que Deus se revelou à humanidade por meio da encarnação, ou seja, na pessoa de Jesus de Nazaré, Deus tomou a forma humana. Isto significa que a revelação de Deus ocorreu em um tempo e lugar específicos. Assim, para entendermos o Novo Testamento, precisamos estudar os acontecimentos da vida de Jesus e da igreja primitiva[1] . A história e a geografia do mundo palestino durante o primeiro século apresentam um pano de fundo importante para a leitura do Novo Testamento.
Mesmo sem uma revelação do mesmo tipo, isto é, sem uma encarnação por parte da divindade, a verdade de Deus também foi revelada no Antigo Testamento. Deus se revelou em tempos e lugares específicos para um grupo específico de pessoas. Portanto, é importante que os cristãos compreendam a época em que os eventos narrados no Antigo Testamento tiveram lugar.
I. Os Locais Onde Ocorreram os Eventos Narrados no Antigo Testamento?
A nação de Israel da Antiguidade ocupava apenas uma pequena parte de uma área maior conhecida como o Antigo Oriente Próximo. Esta região é conhecida e chamada em nossos dias como Oriente Médio. Os limites desta extensão de terra são os seguintes:
• No Leste as Montanhas Zagros[2]. • No Oeste o mar Mediterrâneo. • Ao Norte, os limites do Antigo Oriente Próximo se estendiam até o Mar Cáspio e o Mar Negro, tendo entre eles as montanhas do Cáucaso[3]. • Ao sul, o Antigo Oriente Próximo fazia fronteira com o Deserto da Arábia e os dois corpos de água conhecidos como Mar Vermelho e Golfo Pérsico.
A terra conhecida desde tempos imemoriais como "Terra de Canaã" ocupava uma pequena, mas bastante significativa porção de terra do Antigo Oriente Próximo. A localização privilegiada da Terra de Canaã, no entroncamento entre três continentes - África, Ásia e Europa - acabaram por transformá-la em um pedaço