Relé fotoelétrico
mudança do estado dos contatos. O relé é um dispositivo Um relé é um interruptor acionado eletricamente. A movimentação física deste "interruptor" ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela eletromecânico ou não, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos. Servindo para ligar ou desligar dispositivos. É normal o relé estar ligado a dois circuitos elétricos. No caso do Relé eletromecânico, a comutação é realizada alimentando-se a bobina do mesmo. Quando uma corrente originada no primeiro circuito passa pela bobina, um campo eletromagnético é gerado, acionando o relé e possibilitando o funcionamento do segundo circuito. Sendo assim, uma das aplicabilidades do relé é utilizar-se de baixas correntes para o comando no primeiro circuito, protegendo o operador das possíveis altas correntes que irão circular no segundo circuito (contatos).
O relé fotoelétrico é um relé destinado destinado ao acionamento de lâmpadas elétricas em sistemas em geral.
Este aparelho é utilizado com muita frequência em sistemas de iluminação pública, placas luminosas e também automóveis que tenham controle automático de acionamento dos faróis. Sua larga utilização em iluminação pública é devido as lâmpadas dos postes serem geralmente de acionamento individual, sendo o relé fotoelétrico responsável pelo acionamento das lâmpadas ao anoitecer e desligamento ao amanhecer conforme a luz do dia.
Atualmente seu mecanismo é constituído por componentes eletrônicos, sendo estes modelos de patente industrial com acionamento através de tiristor, utilizando uma estrutura plástica com contatos trifásicos, conforme norma brasileira. É comum encontrar na iluminação públicas, lâmpadas acesas durante o dia, sendo que o principal motivo é a falta de manutenção nos relés fotoelétricos danificados.
LDR (do inglês Light Dependent Resistor ou em português