como funciona um relé fotoelétrico
FUNCIONAMENTO DO RELÉ FOTOELÉTRICO
Para fazer com que o relé fotoelétrico funcione é conectado no terminal J1 uma fonte qualquer (Vcc) no qual a tensão desta pode variar de nove á doze volts. Esta fonte alimentará o circuito que faz com que o relé feche os contatos. Para conectar a fonte basta interligar um fio desta que seja o positivo com o terminal três do J1, e o cabo restante, o negativo, no terminal um. Após a fonte estar conectada ao terminal J1, a corrente circula pelo terminal três, seguindo caminho, existem três ramificações, uma que leva ao potenciômetro, que dependendo de como estiver ajustado permite a passagem da corrente, outro que leva ao diodo, mas esse não conduzirá por estar conectado inversamente, e por último pelo relé, porém, a corrente não passará por ele devido os dois transistores Q1 e Q2 não estarem em saturação, e o caminho que resta é pelo potenciômetro.
Em seguida, a corrente pode ou não passar pelo LDR, dependendo se houver ou não luz sobre ele e também pode passar pela base do transistor Q2 dependendo do LDR. Caso não tenha luz sobre o LDR, a resistência dele dependendo de como foi fabricado chega à faixa de Mega ohms, mas caso a luz estiver sobre este compo-nente, sua resistência chega a mínimo, na faixa de algumas dezenas de ohms.
Supondo que não haja luz sobre o LDR, sua resistência subirá até o máximo, fazendo com que a corrente seja obrigada a passar pela base do Q2, fazendo isso o transistor entra em saturação e consequentemente começa a conduzir, causando uma reação em cadeia fazendo o Q1 também entrar em saturação e por seguinte em condução, fazendo por último o relé A1RC1 comutar. Enfim, para fazer com que uma lâmpada acenda, será necessário conectar á rede, numa tensão de cento e vinte e sete volts. Para isso, basta conectar um fio, de preferência o vermelho que simboliza a fase, no terminal quatro do componente J2, este será o comum do relé, em seguida interligar ou o terminal dois que simboliza o