Engrenagem cônica
- O problema é na engrenagem. Alguns dentes quebraram. Curioso o rapaz perguntou: - E esse problema na engrenagem interfere em que?
- Como foi à engrenagem no diferencial do carro, e o diferencial tem como função de direcionar a potência do motor para as rodas.
Nesse relatório irei abordar sobre as engrenagens cônicas, descrevendo suas características e nomenclatura.
ENGRENAGENS CÔNICAS
Engrenagens cônicas (ou coroas) são úteis quando a direção da rotação de um eixo precisa ser alterada. Elas costumam ser montadas em eixos separados por 90º, mas podem ser projetadas para funcionar em outros ângulos também.
Os dentes das coroas podem ser retos, em espiral ou hipóides. Dentes retos de engrenagens cônicas acabam tendo o mesmo problema que na engrenagem de dentes retos: conforme cada dente se junta ao outro, ele causa impacto de uma só vez no dente correspondente. Assim como com as engrenagens de dentes retos, a solução para esse problema é curvar os dentes. Esses dentes em espiral se juntam da mesma maneira que os dentes helicoidais: o contato começa em uma extremidade da engrenagem e se espalha pela peça toda progressivamente.
Em coroas retas e em espiral, os eixos devem ser perpendiculares um em relação ao outro, mas também é necessário que estejam no mesmo plano. Se você tivesse que estender os dois eixos através das engrenagens, eles acabariam se cruzando. A engrenagem hipóide, por outro lado, consegue juntar eixos em planos diferentes. Essa característica é usada em muitos diferenciais de carros. Tanto a cremalheira do diferencial como o pinhão de entrada são hipóides. Isso permite que o pinhão de entrada seja montado em um plano inferior ao do eixo da cremalheira.
(figuras de